Home > O que fazemos > Projetos

Projetos
O estudo “Impacto das Mudanças Climáticas na Produção Agrícola Brasileira”, desenvolvido pelo ICONE e Embrapa em parceria com o Banco Mundial, teve como objetivo principal avaliar os impactos da mudança do clima sobre o uso da terra e a agropecuária brasileira para 2030.
Esse projeto teve como objetivo comparar o desempenho ambiental de novos biocombustíveis seguindo as principais metodologias de Análise de Ciclo de Vida (ACV). No projeto foi comparado o desempenho ambiental de um mesmo biocombustível seguindo as metodologias de ACV propostas pela RED, pelo CARB e pela EPA.
Este projeto, desenvolvido pelo ICONE em parceria com o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e Departamento de Energia dos EUA - Oak Ridge National Laboratory (DOE- ORNL) teve como principal objetivo avaliar a mudança de uso da terra (LUC e ILUC) do etanol de cana-de-açúcar com base no Brazilian Land Use Model (BLUM).
BLUM – Brazilian Land Use Model ou Modelo de Uso da Terra para a Agropecuária Brasileira é um modelo econômico dinâmico de equilíbrio parcial, multi-regional e multi-mercados para o setor agropecuário brasileiro, que tem como objetivo mensurar a mudança no uso da terra e estimar a expansão das principais atividades do setor para os próximos 10 a 20 anos.
O projeto “Subsídios técnicos para a agenda brasileira de bioetanol: efeitos indiretos da mudança no uso da terra - projeto sustentabilidade” buscou subsidiar a cooperação técnica entre o Brasil e os Estados Unidos.
O projeto RedeAgro teve como objetivo criar um debate técnico e fundamentado sobre temas complexos ligados ao setor agropecuário brasileiro, como conservação ambiental, mudança do clima, legislação ambiental, uso de agroquímicos, biodiversidade, uso da terra e segurança alimentar.
O estudo “Produção e Produtividade Agropecuária”, desenvolvido pelo Instituto ICONE, visou identificar os principais desafios e oportunidades da expansão sustentável da produção agropecuária brasileira, assim como sua inserção internacional, para atender às necessidades crescentes de consumo mundial de alimentos.
Desde 2006 o Instituto ICONE acompanha as negociações do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, tratado ambiental ligado à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que regula temas ligados à biotecnologia.
O projeto “Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização” foi elaborado pelo ICONE junto a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos Citrus BR em 2012, com o objetivo de contribuir para a promoção comercial do suco de laranja no exterior.
O projeto “Planejamento Estratégico Setorial para a Internacionalização da Carne Suína”, desenvolvido em 2010, consistiu na elaboração do Plano Estratégico Setorial (PES) e do Plano Operacional do Projeto de Promoção Comercial da Carne Suína no Exterior para os próximos cinco anos (até 2015).