ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais

  • O conteúdo deste site é o HISTÓRICO DO PORTIFÓLIO e um rico acervo de projetos e estudos do ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais - que atualmente está desativado.
    Para contatar a equipe do ICONE, clique aqui

Projetos

  • Integração ao Comércio Internacional
  •  

    O objetivo central do projeto “Apoio aos Processos de Abertura e Integração ao Comércio Internacional” foi promover atividades que facilitassem a inserção econômica dos países do MERCOSUL a nível global com base no fortalecimento da capacidade do setor privado agrícola e do bloco em liderar as negociações de acordos comerciais.
    A iniciativa foi desenvolvida no âmbito nacional e regional. O nacional foi coordenado e executado pelo Instituto ICONE e incluiu a realização de seminários e workshops nos temas de negociações internacionais; desenvolvimento de estudos sobre agricultura e comércio internacional; capacitação e contratação de pesquisadores; contratação de estudos; viagens e apoio ao governo brasileiro.
    No Projeto Regional, também coordenado pelo Instituto ICONE, foram desenvolvidos estudos, seminários, metodologias de pesquisa em comum, intercâmbio de pesquisadores, e publicadas newsletters.
    O projeto foi estruturado em três grandes grupos de atividades:
    a) Geração de interesse do setor privado no comércio internacional - O objetivo foi promover atividades que despertassem o interesse do setor privado em participar das negociações internacionais. Portanto, foram realizados seminários, cursos, palestras, publicações e newsletters.
    b) Fortalecimento da capacidade analítica e dos mecanismos de coordenação e consulta - O intuito era reforçar os aspectos técnicos do projeto, elevando o nível técnico das instituições envolvidas por meio da realização de estudos técnicos e capacitações.
    c) Apoio à formulação de posições de negociações - As atividades visavam melhorar a eficiência das negociações do bloco com o desenvolvimento de estudos setoriais, auxiliando o setor privado a entender os temas relacionados às negociações internacionais e como essas afetariam o setor privado, sendo relevantes para a elaboração de estratégias setoriais.