ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais

  • O conteúdo deste site é o HISTÓRICO DO PORTIFÓLIO e um rico acervo de projetos e estudos do ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais - que atualmente está desativado.
    Para contatar a equipe do ICONE, clique aqui

Projetos

  • Exportalácteos: mercado internacional de produtos lácteos
  •  

    O projeto “Exportalácteos: estruturação de um Sistema de Informações sobre o Mercado Internacional de Produtos Lácteos”, teve como objetivo criar um sistema de informações sobre o mercado internacional de produtos lácteos, com a finalidade de apoiar o setor produtivo brasileiro no seu processo de internacionalização, em especial, os produtores do estado de Minas Gerais.

    Com base em sua expertise sobre comércio internacional, regulamentações da Organização Mundial do Comércio e questões sanitárias, o Instituto ICONE desenvolveu o projeto em três etapas:

    1) Levantamento das barreiras comerciais – tarifárias e não tarifárias - dos acordos sanitários, do balanço de oferta e demanda e da evolução das importações e exportações para 51 países importadores de produtos lácteos.

    2) Análise detalhada, com informações de inteligência comercial para seis países considerados estratégicos para o setor: China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Venezuela, Rússia e México.

    3) Avaliação das estratégias e políticas dos principais países exportadores de lácteos e concorrentes do Brasil, União Europeia, Nova Zelândia e Estados Unidos.

    O projeto, foi lançado durante o ‘Fórum das Américas: Leites e Derivados’, nos dias 12 a 14 de julho de 2011, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

    Os resultados do projeto podem ser acessados no site do Pólo do Leite, no seguinte endereço: www.polodoleite.com.br. O objetivo dessa plataforma é disseminar as informações geradas durante o projeto, tornando-as acessíveis a todo o setor de lácteos.  Além disso, permitir a interação e colaboração dos usuários, que podem atualizar e agregar informações de interesse.