ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais

  • O conteúdo deste site é o HISTÓRICO DO PORTIFÓLIO e um rico acervo de projetos e estudos do ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais - que atualmente está desativado.
    Para contatar a equipe do ICONE, clique aqui

Projetos

  • Análise Quantitativa de Negociações Internacionais
  •  

    O estudo “Análise Quantitativa de Negociações Internacionais” teve como objetivo avaliar impactos que a celebração de acordos comerciais poderia ter para a pauta exportadora e importadora brasileira. Dois enfoques foram adotados: i) análise quantitativa dos impactos nas exportações e importações setoriais em simulações de acordos comerciais, com liberalização completa ou parcial; e ii) entrevistas com diversos setores visando validar os resultados da análise quantitativa e captar os interesses ofensivos e defensivos de cada setor nos acordos simulados.
    Foram simulados acordos de comércio entre o MERCOSUL e os seguintes parceiros: México, Índia, SACU (União Aduaneira dos Países do Sul da África), Estados Unidos, União Europeia, Japão e América do Sul. Os acordos foram simulados pela redução completa ou parcial das tarifas aplicadas às importações bilaterais entre o MERCOSUL e o país ou região de interesse, a partir de um modelo econômico de alcance global designado para o estudo de políticas comerciais (GTAP – Global Trade Analysis Project).