ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais

  • O conteúdo deste site é o HISTÓRICO DO PORTIFÓLIO e um rico acervo de projetos e estudos do ICONE – Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais - que atualmente está desativado.
    Para contatar a equipe do ICONE, clique aqui

Projetos

  • Renewable Fuel Standard e emissões de GEEs do etanol
  •  

    Em meio ao debate sobre sustentabilidade da produção de biocombustíveis, o estudo “Comentários, Críticas e Participação nos Estudos da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para o Padrão Nacional de Combustível Renovável (RFS) dos Estados Unidos” avaliou a expansão da cana-de-açúcar decorrente do aumento da demanda pelo etanol brasileiro, assumindo a existência de efeitos indiretos sobre o uso da terra.
    As mudanças no uso da terra podem significar emissões de gases de efeito estufa decorrentes da competição entre as diferentes culturas, o que geraria conversão de novas áreas. Com base nas conclusões do estudo, o Instituto elaborou comentários sobre a proposta da Renewable Fuel Standard (RFS2) dos Estados Unidos.
    Em 2010, a Environmental Protection Agency - EPA divulgou comunicado reconhecendo que o etanol de cana-de-açúcar reduz a emissão de CO2eq em até 61% quando comparado à gasolina, o que torna o etanol brasileiro elegível para o mercado norte-americano, que deverá demandar entre 15 e 40 bilhões de litros nos próximos anos.